quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Ausência


Quem aparecer mande lembranças à garça, minha fiel companheira.

garça imóvel
em uma perna: inveja!
tarde de primavera

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

...e você ainda diz que não sabia?

Nota para o pessoal de Goiânia, que também começaram a prática de meditação em um parque local; dê uma conferida no blogue deles. Aqui não temos cerrado, e nossa mata atlântica está mais para atlântida (no sentido mitológico).

A idéia do zazen no parque também não surgiu ex nihilo. O pessoal de São Paulo, Koun san, para ser mais exato - e se estiver esquecendo de alguém, avisem-me! - fazem prática de zazen no parque e também no hospital, além do zazen no alto do edifício Copan [foto ao lado], o clássico de Niemeyer que copiou, evidentemente, do nosso Ceisa Center local (é Floripa direto para o mundo!). :D

Aqui em Florianópolis, durante algum tempo um ou dois anos atrás, foi feito zazen com um grupo de detentos da penitênciária masculina de Florianópolis, obra de Sodō e Jōshin, com as dificuldades que isto acarreta.

Enfim, procure e encontrarás: há, em um crescendo cada vez maior, mais e mais grupos de meditação de vários tipos ocorrendo. No blogue do monge Genshō há diversos textos que tocam em um projeto que ele tem levado adiante, o da montagem de grupos de prática, em lugares onde uma comunidade ou um professor não estão disponíveis, que utilizam as novas formas de troca de informação e comunicação para facilitar o contato. Não se trata, exatamente, de "sanghas (comunidades budistas) virtuais", que eu considero impraticáveis e insossas - com quem você vai ficar irritado por não usar desodorante? qual opinião do professor você não vai gostar hoje? -, mas sim de grupos de prática montados por interessados que, pela distância, não poderiam praticar perto de um professor do dharma.

E o zazen no parque continua, com o calor também em crescendo, o sol brilhando mais forte e os mosquitinhos cada vez mais alegres e atrevidos.

Se, por qualquer motivo, você tem interesse em fazer zazen no parque mas o horário é incômodo, não permite, ou quer sugerir qualquer outro horário ou lugar, de duas uma: ou você pode ir fazer o zazen sozinho, que você sempre pôde e nunca fez por desconhecimento ou vergonha, ou pode mandar uma mensagem para lucasseigaku@gmail.com.